A ferramenta Customer Import permite a criação rápida e em massa de registros de clientes no banco de dados Cloud POS .
Isso pode ser usado se você estiver migrando para Cloud POS de outra plataforma de varejo e desejar trazer os dados de seus clientes existentes.
NOTA: A ferramenta de importação do cliente deve ser usada com cuidado. Quaisquer importações para o banco de dados Cloud POS são permanentes e não podem ser desfeitas.
Pré-requisitos
Sempre recomendamos o uso do modelo de importação gerado no Cloud POS , pois contém os campos corretos necessários para a importação.
Também recomendamos o processamento de importações de clientes em pequenos lotes (ou seja, até 5.000 registros por vez), pois isso torna mais fácil lidar com quaisquer erros que possam aparecer após o upload dos dados para a importação.
Gerando um modelo de importação
1) No menu principal do backoffice Cloud POS , navegue até Criar e gerenciar itens e, em seguida, Importar ferramentas .
2) No cabeçalho Importação/Exportação do cliente , você verá duas opções para gerar um modelo. Se você está apenas configurando seu grupo Cloud POS e não possui nenhum registro de cliente no banco de dados, selecione a opção Gerar modelo em branco :
3) Depois de clicar no botão, você verá um link para Baixar arquivo . Clique neste link e o modelo será baixado em sua máquina. O formato do arquivo de modelo é um arquivo do Microsoft Excel (.xlsx).:
Compreendendo o modelo de importação do cliente
Ao abrir o arquivo no Excel, você verá que há vários cabeçalhos de coluna já preenchidos no arquivo. Alguns campos do modelo são obrigatórios e devem ser preenchidos.
Uma descrição / guia completo para todos os campos do modelo pode ser encontrada neste PDF: customerfields.pdf
Há também um exemplo fornecido na segunda planilha do arquivo de modelo do Excel.
Embora recomendemos incluir o máximo de dados possível no modelo de importação de itens, todos os campos não obrigatórios podem ser deixados em branco no modelo e os registros permanecerão em branco ou serão definidos com os valores padrão (conforme indicado no PDF dos campos do cliente) .
O modelo de importação do cliente contém validação de dados, ou seja, comprimento máximo de caracteres e seleções suspensas. Você verá uma mensagem de erro no Excel se os dados não forem válidos para importação.
Depois de inserir todos os dados necessários no modelo, salve o arquivo em seu computador – o formato do arquivo deve ser Excel para que a importação funcione .
Importando o modelo de importação do cliente
Depois de preparar e verificar o modelo de importação do cliente, você pode importar os dados para o sistema Cloud POS .
1) No menu principal do backoffice Cloud POS , navegue até Criar e gerenciar itens e, em seguida, Importar ferramentas .
2) Sob o título Importação/Exportação de Clientes , clique no botão Importar Clientes :
3) Clique em Procurar para localizar e selecionar o arquivo em sua máquina local:
4) Selecione o arquivo e clique em Abrir e, em seguida, clique em Carregar .
5) A grade agora será preenchida com os registros do cliente conforme seu modelo:
Os registros serão marcados como Erro se houver algum problema com os dados, e a coluna Mensagem de Erro fornecerá uma descrição do problema:
Caso existam registros com erros, estes não serão importados/atualizados e serão ignorados. Verificamos quaisquer dados inválidos:
- O comprimento do caractere de um campo é muito longo;
- O número da conta já está em uso;
- Já existe um cliente com o mesmo endereço de e-mail;
- Já existe um cliente com o mesmo número de telemóvel;
- Já existe um cliente com o mesmo nome, apelido e código postal.
6) Se houver erros, você pode fazer alterações diretamente na grade para corrigir quaisquer problemas. Clique no campo que deseja editar e digite as novas informações.
Como alternativa, você pode editar o modelo no Excel e carregá-lo novamente seguindo as etapas acima. Isso substituirá os dados que você carregou anteriormente.
7) Depois de fazer alterações para corrigir quaisquer erros, clique no botão Salvar alterações de grade e validar dados . Isso revalidará as informações na grade (ou seja, faça outra verificação nos dados para garantir que estejam corretos para importação). Você pode repetir esta etapa quantas vezes precisar.
Certifique-se de verificar cuidadosamente todas as alterações, pois, uma vez confirmadas, as alterações são definitivas.
8) Quando estiver completamente satisfeito com os novos registros de clientes que você criará, clique no botão Confirmar alterações . Isso criará os registros do cliente em seu banco de dados Cloud POS .