Alguns itens, criados manualmente no Cloud POS ou importados usando SIM, são comprados como quantidades em caixas, mas o conteúdo é vendido como itens individuais. Exemplos podem ser produtos nutricionais ou câmaras de ar.
Nessa situação, o cartão do item precisa ser configurado para contabilizar isso, usando o recurso MPQ (Quantidade de embalagens múltiplas). Isso é feito no registro do item no backoffice do Cloud POS .
As etapas abaixo pressupõem que você está criando o item ou já o importou do SIM e agora precisa ajustá-lo.
Se você precisar de ajuda para criar um item padrão, consulte este artigo:
Como faço para gerenciar e criar itens padrão?
Se você mesmo está criando o item ou o importou do SIM e agora o está ajustando, o primeiro passo é garantir que seu preço de venda seja o de um único item, não a caixa.
Agora precisamos definir o custo igual ao de um único item e informar ao sistema que este é um item MPQ.
OBSERVAÇÃO: se você mesmo estiver criando o item, precisará salvá-lo antes de prosseguir com as próximas etapas.
1) No registro do item, role até a seção Inventário , selecione Editar ao lado da loja em que você está trabalhando e, em seguida, corrija o campo Custo .
O valor inserido no campo Custo deve ser o preço que você pagaria ao fornecedor por um único item. Por exemplo, se houver 15 itens na caixa e você pagar ao fornecedor R$ 15,00 pela caixa, o custo do item individual será R$ 1,00.
Clique em Atualizar para salvar as alterações.
2) O próximo passo é alterar o item para calcular a partir da quantidade da caixa. Role até a seção Fornecedores e clique em Editar para corrigir o registro.
No campo Custo Unitário , insira o custo de um único item;
No campo MPQ , informe a quantidade de produtos que constam na caixa;
À medida que você atualiza esses números, o campo Custo do pacote é calculado automaticamente. Isso pode não equivaler ao custo real exato de uma caixa, devido ao arredondamento usado no cálculo, mas o valor será atualizado na próxima vez que você receber uma caixa por meio de um pedido de compra.
3) Clique em Atualizar para salvar suas alterações, role até o final da página do item e clique em Salvar para salvar todo o registro do item.
Com esses registros definidos, o item pode ser vendido individualmente normalmente, e Cloud POS agora calculará a quantidade correta a ser pedida quando o item for colocado em um pedido de compra para esse fornecedor.
Itens MPQ em Pedidos de Compra
No exemplo de captura de tela abaixo, podemos ver que quando adicionamos um item MPQ a um pedido de compra, o sistema entende que um pacote contém vários itens individuais.
Com o item incluído em um pedido de compra, podemos usar isso como uma oportunidade para definir o preço de custo exato do item editando o campo Custo da linha:
Uma vez que o pedido de compra é feito e passamos para a etapa de recebimento de mercadorias, precisamos verificar novamente se o campo Custo da embalagem está correto e corrigi-lo, se necessário, de acordo com o preço que pagamos ao fornecedor.
O custo do pacote na seção Fornecedores do registro do item será atualizado para refletir o preço de custo que inserimos ao receber o item no pedido de compra: